Há algumas semanas, uma "chica" brasileira, que conheci por meio do blog e do grupo de brasileiros no facebook, chegou a Buenos Aires em busca do tão sonhado curso de medicina na Argentina. Marcamos de nos conhecer e conversamos algum tempo... Depois de nos encontrarmos, me pus a pensar em algumas experiências que vivi e que ela também estava vivendo aqui na Argentina.
Nesse momento, me dei conta de que algumas coisas poderiam acontecer, de muito ruim, nesse caminho e que, essas coisas ruins, poderiam ser ocasionadas pelas tão "perfeitas ajudantes" empresas de assessoria e as promessas de um mundo perfeito por aqui. Não que o mundo, aqui, seja horrível, mas as coisas não são como se pintam... Mas como as empresas de assessoria??? Sim, as empresas de assessoria!!! =O
Neste post, vou citar a experiência pela qual ela passou, a minha experiência e a que escutei de algumas pessoas, ou seja, algumas situações que podem ser evitadas, algumas promessas que nunca vão ser cumpridas e algumas dicas de como fazer para não escorregar nessa "casca de banana" (rs)!!
Reforço, mais uma vez, que estas são experiências e não a verdade absoluta! São minhas impressões sobre alguns fatos, ok!?
Bem, para começar, vou postar o motivo de maior angústia da pessoa a quem me refiro no começo deste post: A entrada na UBA (Universidade de Buenos Aires) no segundo ano de medicina.
Está ou estava (pelo menos até final do ano passado) sendo vendido um pacote de matrícula na UBA que consistia em que:
- O aluno que quer estudar medicina, na Argentina, entraria na Universidade de Buenos Aires (UBA) já no segundo ano da carreira, ou seja, o aluno iria cursar o CBC ou UBAXXI durante a universidade, o que nos faria economizar bastante tempo. Considerando que algumas pessoas passam 02 anos para entrar a universidade por não conseguir aprovar as matérias no primeiro ano, esta seria uma opção maravilhosa.
A verdade é que, até ano passado, quando não havia assessoria envolvida nisto, poucas pessoas solicitavam este trâmite e a universidade não se "incomodava", podemos dizer assim, de possibilitar o ingresso de algumas pessoas por este modo e, de fato, era possível o ingresso por esta Resolução.
O fato é que no final de 2012, quase 30 pessoas vieram por assessoria (isso é o que tenho conhecimento, e as que deram entrada por conta própria, não posso citar, por não conhece-las). Esses solicitaram a entrada pela Resolução (que explico melhor sobre ela nos próximos posts). O gestor do Ciclo Biomédico, então, seguiu mais a risca as regras para o processo de seleção e o filtro tirou 28 pessoas desta lista, pelo menos, até agora, para a disciplina de anatomia (ainda vai acontecer o processo seletivo para Histologia e Embriologia - matérias que compõem o primeiro ano).
Bem, a recomendação desta primeira parte é: nem sempre acreditar, palavra por palavra, no que a assessoria diz...ela não tem poder sobre a UBA e menos ainda as coisas são tão simples como parecem.
Bem, a recomendação desta primeira parte é: nem sempre acreditar, palavra por palavra, no que a assessoria diz...ela não tem poder sobre a UBA e menos ainda as coisas são tão simples como parecem.
A UBA é conhecida e reconhecida pelo rigor, pelos exames difíceis e pela extrema dedicação que os alunos devem ter ao entrar nesta Universidade. Qualquer propaganda que diga que estudar, aqui na Argentina, é mais fácil, em razão de não haver vestibular é mentira. De verdade, o fato de não haver vestibular, faz com que a gente não perca 4 anos tentando entrar na universidade, como fazemos no Brasil e também não nos custa tão caro como no nosso país, mas a dedicação é a mesma ou ainda maior. É essencial ter em mente que, aqui, aluno de medicina estuda e muito e a UBA não facilita.
Esta é a primeira parte das ciladas que ando escutando por aqui...para que os posts não fiquem tão grandes, vou postar parte a parte os possíveis problemas que vocês podem ter mediante o que tenho escutado por aqui e por coisas que eu passei também.
Vamos ao próximo,
Qualquer dúvida ou sugestão ou tema que tenham dúvida, escrevam-me: marthatavares@gmail.com.
;)))))
boa noite. minha filha tem interesse em ir cursar na UBA, mas vi algumas postagens em que falavam muito mal do curso de medicina. que não tem professores qualificados, nem laborátorios e que a universidade esta em condições precárias. Isso seria verdade? colocando até seus alunos mais adiantados para dar aula. e que não teve nem aula de anatomia.
ResponderExcluirBoa noite, tudo bem?
ExcluirMuito obrigada por ter escrito em nosso blog! Fico muito feliz que você tenha gostado.
Sempre existem essas pergunts sobre a UBA e não entendo porque as pessoas propagam essa informação. A universidade tem uma super estrutura que atende a todos os alunos com a qualidade da melhor universidade da América Latina.
A UBA tem 3 premios Nobel, coisa que nenhuma universidade no Brasil possui.
Não é verdade, nenhuma dessas informações. O estudante tem aula, tem professores e é bastante cobrado. O que a universidade não possui é um ensino protetor, o estudante que deseja estudar, aprova, aquele que não, não vai ter a proteção do professor e isso faz com que muitos brasileiros estranhem. Se sua filha está com vontade de estudar e se dedicar, na minha opinião, vale a pena e a educação é de super qualidade!!!
Desculpa minha sinceridade!
Abraços!
Martha Tavares
Você estuda medicina na UBA ?
ResponderExcluirOi Eduardo, muito obrigada por ter escrito no blog. Estudo sim! Se puder te ajudar, pode escrever.
ExcluirOlá, gostaria de saber qual assessoria seria melhor. Pode me indicar alguma? Agradeço desde agora.
ResponderExcluir